quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

COMBATE ÀS FRAUDES: Força Tarefa Previdenciária cumpre vinte e sete mandados no Ceará


Os prejuízos estão estimados em mais de R$ 10 milhões.

De Brasília(DF) - A Força Tarefa Previdenciária, composta pelo Ministério da Previdência Social (MPS), Polícia Federal e Ministério Público, cumpriu, na manhã desta quarta-feira (20), 27 mandados de busca e apreensão em Caucaia, no Ceará. As buscas da operação “Vila Nova de Soure” foram realizadas em residências e em locais de trabalho de servidores, advogados, intermediários bancários e representantes de sindicatos rurais que, segundo a apuração, atuavam em quadrilha.

As fraudes foram realizadas por meio de alteração de documentos, incluindo a data de nascimento, filiação e residência, para que o benefício pudesse ser sacado por pessoa que não fosse o titular do direito. Constatou-se também a revelação a advogados de dados sigilosos de segurados, principalmente dos que tiveram benefícios negados, além da falsificação de documentos que comprovam exercício de atividade rural, que dá direito à aposentadoria especial.

Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, violação do sigilo funcional, falso testemunho, estelionato, inserção de dados falsos no sistema de informações da Previdência Social. A partir de denúncia feita à Previdência Social e posteriormente encaminhada à Polícia Federal, as investigações tiveram início em agosto de 2007.

O nome da operação – Vila Nova de Soure – faz alusão ao nome do município de Caucaia no século XVIII. Vinte e sete servidores do MPS e noventa agentes da Polícia Federal participaram das operações.

Até o momento, os prejuízos aos cofres públicos estão estimados em valores superiores a R$ 10 milhões. Outras Forças Tarefas Previdenciárias estão em andamento para coibir crimes contra a Previdência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Favorites More